Revelando a linguagem do marketing digital

Principais-siglas-do-Marketing-Digital

 

Olá! Hoje quero falar de um assunto que acaba confundindo muita gente que está iniciando no Marketing Digital, que é o excesso de informações, devido á grande quantidade de ferramentas, siglas, nomes e técnicas.

É normal que no começo pareça complicado ter que aprender a lidar com tantas coisas novas, por isso através deste artigo quero explicar sobre estas ferramentas e sobre algumas siglas do marketing Digital para que você possa se familiarizar.

Conheça as Principais Ferramentas e Siglas do Marketing Digital

Vamos começar explicando as ferramentas que provavelmente você irá usar trabalhando com Marketing Digital.

Analytics – Serviço de web analytics que serve para analisar o número de visitas de blogs e sites através de métricas, a ferramenta mais popular nesse segmento é o Google Analytics, e é fundamental para quem trabalha com Marketing Digital através de blogs.

Autoresponder – É uma funcionalidade que as ferramentas de Email Marketing oferecem, que facilita muito a vida de quem trabalha com Marketing Digital. a função Autoresponder envia a sequência emails já programados para a sua lista de emails automaticamente. Uma das ferramentas de Email Marketing que oferece esta função é o E-goi, que é totalmente grátis para listas de até 500 contatos.

Infográficos – Infográficos são ilustrações feitas com a finalidade de simplificar explicações de dados por meio de gráficos, são muito eficientes para apresentar estatísticas de um modo divertido e ainda passando credibilidade. Usar infográficos em blogs é sempre uma ideia interessante. Uma ferramenta gratuita para criar infográficos e usar em Sites/Blogs é o Infogram.

Landing Page – É uma página de destino, uma página específica para apresentação de um produto ou uma página de vendas. Normalmente uma Landing page só é acessada através um link específico vindo por meio de algum anúncio.

Página de Captura – Página de Captura ou Squeeze page, é semelhante á uma Landing page, o que muda é que a página de captura tem como objetivo capturar o email do visitante. Veja neste artigo onde eu ensino como criar um Página de captura grátis.

Leads – leads são as pessoas que acabam entrando para a sua lista de emails através da sua página de captura, pessoas que tiveram algum interesse por algum conteúdo de qualidade que você ofereceu: um ebook, um vídeo etc… Os Leads são contatos da lista de email que estão no início do funil de vendas, que funciona basicamente desta forma:

Funil-de-vendas-do-marketing-digital

  1. Lead– Demonstra interesse pelo conteúdo que você ofereceu na página de captura,e se tornou um Lead na sua lista de emails.
  2. Prospect– É a fase em que o Lead se encontra no meio do caminho, no centro do funil de vendas podendo avançar ou não para a fase final do funil.
  3. Customer– É a fase final do funil de vendas, quando o seu Prospect finalmente se tornou cliente.

Este é o processo básico de vendas do Marketing Digital, no qual os Leads são importantíssimos.

Remarketing – É uma técnica muito usada no Marketing Digital. Remarketing é a técnica de refazer o marketing, ou seja, você apresenta anúncios para as pessoas que já visitaram seu site/blog ou sua página de captura, e não se tornaram leads ou não realizaram a compra em um primeiro momento.

Funciona basicamente assim:

  1. Você cria duas campanhas de anúncios de Marketing Digital, uma para atrair visitas e outra para o Remarketing.
  2. O visitante chega na sua página por meio do anúncio feito para atrair visitas, feito em uma das campanhas.
  3. Caso o visitante não se torne um Lead ou realize a compra, o anúncio da outra campanha passará a ser apresentado para este visitante, para que ele possa voltar a ter contato com suá página, desta vez com uma nova abordagem feita por um outro anúncio.

SEO – Esta sigla vem do inglês (Search Engine Optimization) em português significa “Otimização para motores de busca“, que é na verdade um conjunto de técnicas e procedimentos usados em sites e Blogs para melhorar o posicionamento nos resultados de busca.

Existem diversas técnicas de SEO que ajudam no posicionamento dos resultados de busca, tendo um bom posicionamento você terá mais visitas orgânicas, que são uma das coisas mais valiosas no Marketing Digital pra quem trabalha com blog, por que depois de atingir um bom posicionamento você só tem a ganhar já que não precisará investir em tráfego pago, e seu blog será encontrado por quem realmente tem interesse no conteúdo que você publica.

Espero ter ajudado você que está começando a trabalhar com Marketing Digital e está tendo algumas dificuldades, pois saiba que é normal no começo.

Se você gostou curta e Compartilhe nas suas redes sociais, se ficou com alguma dúvida comente logo abaixo pra que eu possa te ajudar. Obrigado!

lista-vip
Gostou? curta e Compartilhe. Obrigado!
    About The Author

    Edson Roberto

    Empreendedor Digital Criador do Blog Meu Sucesso na Internet, já ganhei bastante dinheiro com sistemas de afiliados utilizando excelentes técnicas e estratégias de marketing digital. Resolvi criar o blog para compartilhar meu conhecimento e ajudar o máximo de pessoas. :)

    2 Comments

    • alline

      Reply Reply janeiro 14, 2015

      sera q podia me responder uma pergunta, como vc fez esse site, qeria fazer um assim cm opçoes de post em baixo mas no wordpress nao achei esse tema

    Leave A Response

    * Denotes Required Field